Alagoas realiza campanha de recolhimento de pneus

Autor: Publicado por Thiago Alvino
Fonte: https://www.br104.com.br/maceio/alagoas-realiza-campanha-de-recolhimento-de-pneus/

03/12/2018 00h00

Alagoas – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), em parceria com a coordenadoria estadual de Defesa Civil Estadual, estão colocando em prática a quarta edição da campanha de coleta de pneus velhos nos municípios alagoanos.

A mobilização que começa nesta segunda feira (3), se estende até o próximo dia 7 de dezembro e tem como foco as cidades de Pilar, Rio Largo, Marechal Deodoro, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Maceió. Seguindo um cronograma desenvolvido pela secretaria, as prefeituras dessas localidades devem designar os locais para os quais a população possa levar esses pneus para serem recolhidos.

A partir da coleta, os municípios irão destinar os pneus para um local específico nas Centrais de Tratamento de Resíduos de Pilar (CTR de Pilar), do Agreste (CTR do Agreste), localizado no município de Craíbas; e Cigres, situado no município sertanejo de Olho D’Água das Flores.

á para o próximo dia 7, que é considerado o “Dia D” de recolhimento, uma passeata de conscientização deve sair  do estacionamento do Jaraguá, em frente a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o intuito de incentivar a coleta do material.

A Semarh, junto com a defesa civil estadual, estão firmando um acordo junto ao Tribunal de Justiça de Alagoas para cessão de um caminhão com o objetivo de coletar os materiais nos municípios onde haverão a coleta mais intensa.

Em Maceió, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Superintendência de Limpeza Urbana Municipal (Slum), os pneus coletados serão encaminhados para uma borracharia, localizada na Chã da Jaqueira. A campanha também deverá acontecer no interior do estado, onde as prefeituras das cidades deverão organizar as coletas.

Todos os pneus serão recolhidos pela empresa Reciclanip para destinação adequada dos resíduos. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo, também conhecida como logística reversa. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.