Risco Fauna conscientiza mais de 7 mil estudantes sobre descarte de resíduos sólidos

Autor: Débora Rosset
Fonte: http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/28231-risco-fauna-conscientiza-mais-de-7-mil-estudantes-sobre-descarte-de-residuos-solidos

12/12/2018 13h56

O projeto Risco Fauna, idealizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), se despede de 2018 com uma gigante participação dos estudantes que receberam as informações relativas à destinação correta dos resíduos no entorno do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió. Iniciado em meados de 2016, o projeto já conscientizou mais de sete mil alunos da rede pública de ensino da cidade de Rio Largo e do bairro do Benedito Bentes, em Maceió.

O Risco Fauna também conta com a parceria da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O projeto atua na conscientização do descarte correto dos resíduos sólidos, por meio de atividades lúdicas. A ação dura todo o dia. No primeiro momento, os alunos participam do Circuito Ambiental e aprendem sobre a separação correta dos resíduos, a preservação do meio ambiente e também sobre a importância de não desperdiçar água.

No período da tarde, a turma aprende a não jogar resíduo nas ruas com a peça teatral feita em fantoche que conta a história dos problemas que podem acontecer caso haja uma proliferação de urubus próximos às aeronaves.

O Risco Fauna já soma mais de 24 ações e finalizou sua última edição de 2018 no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, reunindo cerca de 300 alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Gustavo Paiva, da cidade de Rio Largo. A pequena Isabela, além de encantada com o tamanho dos aviões, pode ver de perto o quanto é importante cuidar do meio ambiente para não causar acidentes.

“Eu aprendi que não pode jogar o lixo [resíduo] nas ruas para não atrair urubus e causar acidentes e machucar as pessoas que estão dentro do avião”, conta a estudante do sexto ano, após assistir a peça de fantoche.

Cartilha sobre a importância do descarte correto (Fotos: Ascom Semarh)
Circuito Ambiental no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares (Fotos: Ascom Semarh)
Entrega das medalhas para os alunos da Escola Municipal Gustavo Paiva (Fotos: Ascom Semarh)