Mutirão vai recolher pneus em borracharias de Maceió nesta sexta

Autor: Gazetaweb / com assessoria
Fonte: https://gazetaweb.globo.com/portal/noticia/2019/06/mutirao-vai-recolher-pneus-em-borracharias-de-maceio-nesta-sexta_78474.php

07/06/2019 07h08

Nesta semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, um mutirão de coleta de pneus vai ser realizada, nesta sexta-feira (7), nas diversas borracharias espalhadas pela capital. A iniciativa é da Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). As equipes irão percorrer mais de 50 estabelecimentos já mapeados e informados sobre educação ambiental da Sudes.

A ação foi planejada para conscientizar não somente o consumidor, mas também os proprietários de borracharias, visto que o descarte irregular deste material é recorrente. Para que a coleta fosse programada, equipes de educação ambiental percorreram locais mapeados pela SMS, áreas onde normalmente são encontrados pneus em vias públicas e, por conta do risco de proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, necessitam de atenção maior.

O pneu é um resíduo especial que integra a logística reversa. Neste conceito, o comprador devolve o material utilizado para o local de venda ou para o fabricante que, por sua vez, realiza a destinação final correta.

Após a coleta, todos os pneus serão encaminhados à Borracharia do Van, no bairro Chã da Jaqueira, que é o ponto licenciado em Maceió pela Reciclanip para a destinação adequada deste tipo de resíduo por meio da logística reversa. A Reciclanip é considerada uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo. O trabalho de coleta e destinação de pneus inservíveis realizado pela entidade é comparável aos maiores programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial, ao de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

O cidadão pode esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o descarte de resíduos especiais, como pneus, entrando em contato com a Central de Limpeza da Sudes, por meio do número 0800 082 2600.