A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Penedo realizou na manha dessa terça-feira (28), a primeira colheita de 2019 do projeto Horta escolar, que tem o objetivo de promover aos alunos participantes o contato mais próximo com o manejo dessas hortaliças e verduras, ensinando a importância sustentabilidade e da produção agrícola livre de agrotóxicos. Participaram da colheita os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil- creches, coordenadores e diretores escolares, além da secretária municipal de Educação, Cyntia Alves.
Nesse primeiro dia de colheita, os alunos recolheram das plantações: alface, cebolinha e acerola. Também há plantado na horta escolar tomate, pimentão, couve-flor, cebola, entre outros, por meio de uma parceria com a Secretaria municipal de Agricultura. O projeto que é realizado na sede da Secretaria de Educação de Penedo atendeu no passado cerca de 1000 alunos da rede municipal. Durante todo o ano, o programa contará com visitas e colheitas por alunos das zonas urbanas e rurais, tanto das creches, quanto das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) de Penedo. Todos os produtos colhidos são destinados às unidades de ensino do município propiciando alimentos agroecológicos, frescos e diversificados.
“A cada ano esse projeto cresce, graças ao empenho da equipe técnica da Semed, diretores, coordenadores, professores e principalmente o envolvimento dos nossos alunos. Estimulando neles bons hábitos alimentares e respeito ao meio ambiente, com certeza, eles serão propagadores em suas comunidades desse objetivo”, afirmou a secretária de Educação, Cintya Alves.