Reciclanip e SEMARH realizam campanha de coleta de pneus em Alagoas

Autor: Daniel
Fonte: http://jornaldiadia.com.br/2019/2019/05/31/reciclanip-e-semarh-realizam-campanha-de-coleta-de-pneus-em-alagoas/

31/05/2019 11h42

Reciclanip, entidade que gerencia o processo de logística reversa da indústria nacional de pneus, e a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Alagoas (SEMARH) vão promover a Semana da Coleta de Pneus em várias cidades. Entre os dias 3 e 7 de junho, os moradores, lojistas e donos de revendas poderão levar gratuitamente os pneus inservíveis a diversos pontos espalhados nas quatro regiões de Alagoas (confira a lista abaixo).

O objetivo da campanha é disponibilizar locais para a população levar os pneus que não usam mais, sejam eles de carros, caminhões, motocicletas ou bicicletas. Ao final da ação, os pneus descartados serão coletados pela Reciclanip, que dará a destinação ambientalmente correta.

“Queremos incentivar comportamentos e atitudes que são de extrema importância para uma sociedade mais sustentável. Esperamos a colaboração de toda a população, trazendo os pneus que não usam mais, pois não há limite de unidades para o descarte”, explica Rafael Martins, gerente geral da Reciclanip.

As pessoas que levarem seus pneus usados receberão um Certificado de Destinação da entrega dos pneus. Para isso, é necessário que, junto com o pneu, seja apresentada uma carta de doação (pessoa física) ou nota fiscal (pessoa jurídica). Mais informações pelo telefone da SEMARH: (82) 3315-2636.

LOCAIS DE ENTREGA:

– Região Sertão
1) Avenida Manoel Ribeiro, 66 – Bom Sossego – Delmiro Gouveia/AL (ao lado da antiga Garagem da Real Alagoas)
2) Rua Manoel Florência, s/n – Inhapi/AL (próximo ao terminal AL rodoviário novo)

– Região Bacia Leiteira
1) Aterro Consórcio CIGRES. Povoado Pedrão, Sitio Areia Branca, s/n – Olho D’Água das Flores/AL
2) Rua Projetada, s/n, bairro Clima Bom – Santana do Ipanema/AL (às margens da BR 316, antigo matadouro Municipal)

– Região Agreste
1) Alagoas ambiental – CTR Agreste. Rodovia AL 115, Lagoa do Rancho, S/N, Zona Rural – Craíbas/AL

– Região Metropolitana
1) Alagoas ambiental – CTR Metropolitana. Fazenda Cachoeira do Imburí, Zona Rural – Pilar/AL (BR 316)
2) Van Borracharia. Conjunto Jardim Petrópolis II, nº 19, quadra F II, Tabuleiro – Maceió/AL

Sobre a ANIP e Reciclanip

Em 2007, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) criou a Reciclanip (www.reciclanip.org.br), entidade voltada à coleta e destinação de pneus inservíveis no país. Originária do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, de 1999, a Reciclanip é considerada uma das principais iniciativas na área de logística reversa da indústria brasileira e reúne 1.053 pontos de coleta no Brasil. O trabalho de logística reversa da Reciclanip já recebeu vários reconhecimentos, como o Prêmio E, concedido pela UNESCO em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto E; o Prêmio FIESP como exemplo de ação de sustentabilidade; e o Prêmio Opinião Pública (POP) dos Conselhos de Relações Públicas pelo trabalho de conscientização da população sobre o recolhimento e destinação adequada dos pneus inservíveis.